terça-feira, 29 de julho de 2014

Liberdade? onde?

A Mente livre
Livremente mente
Quem mente é livre?
Ao menos na mente?
Ou seria isso quem não mente?
Difícil quando se mente pra si mesmo.

Acaba de me ocorrer que nem mesmo dentro de nos mesmos somos totalmente livres.
sendo eu meu maior critico(se você me achar, mal educado nem queira imaginar o quanto é pior dentro da minha cabecinha oca)
Quantos julgamentos você já fez a si mesmo, e pior, aos outros?
Hoje eu pensei em falar sobre liberdade, e obviamente já estou mais longe do ponto que eu mesmo esperava estar.
Afinal, ate onde vai sua liberdade de expressão (legalmente falando), de pensamento (que os visitantes do metro linha 743 adorariam explorar com vinagrete), de ir e vir?
Acho que fica tudo mais fácil se for dividido, então vamos la.

De expressão: podemos nos expressar livremente, esta la na constituição.

" Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida,liberdade, igualdade, segurança e a propriedade, nos termos seguintes:IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"
Mas ate onde isso vai?
Posso falar mal de alguém via correspondência bancária? Acho que não.
Posso falar com meus amigos sobre qualquer assunto que me der vontade? Sim pode.
Posso dizer que sou a favor de tortura, pena de morte e qualquer outro crime(teoricamente sim).
Isso esta no meu direito constitucional, desde que eu não cometa nenhum crime no processo,(por exemplo, apologia ao crime).
O que as pessoas vão fazer com esse pensamento, é critério delas, não concordo com tudo o que vejo nas opiniões diversas dos telejornais, mas são opiniões, dos chamados formadores de opinião, e mesmo não concordando acredito que eles tenham sim o direito de dizer.
Se eu sou contra a copa, ou qualquer outra coisa, não posso expressar isso? (De cara limpa, com meu RG, e sem quebrar nada) claro que posso, a constituição diz isso e em todo o território nacional.(exceto em caso de guerras)
gosto da ideia de que sou livre para me expressar como bem entender, e desde que não desrespeite ninguém, não vejo mal nenhum nisso.
agora pense, nos dias de hoje, você é livre mesmo? o jornal é livre? as pessoas são livres?

já quanto ao pensamento a coisa é mais confusa.
digo confusa, pois ali você é sua censura.
já disse antes e repito, eu sou meu maior critico, juiz e delator. penso demais, e me julgo demais por isso.
sou o primeiro a pensar 3x antes de dizer alguma coisa,(por mais que não pareça)
dia desses, ao compartilhar um texto, predominantemente adulto, me perguntei se devia mesmo coloca-lo ali, afinal as pessoas podem ver...e em seguida me censurei mentalmente, afinal, quem esta ali, esta sujeito a tudo o que eu penso, e tudo pode ser tao leve e tao pesado de jeitos inimagináveis.
fato é, que cada vez que surge uma ideia, quase sempre se pensa em quais julgamentos serão feitos, que ideias serão criadas, e tudo isso girando apenas dentro de nós.
claro e obvio que tenho amigos que vão alegar que não são assim, mas eu particularmente duvido.
as pessoas tem pre julgamentos sobre quase tudo, e isso é natural do ser humano...

e por fim, a sua liberdade de ir e vir, como anda?
duvido que esteja 100% bem, se não por medo de bandido, por medo da policia.
se não por não poder ir, por não ter dinheiro para ir, vive com ou sem grades?
então diga, o que vai fazer as 14 horas, de segunda a sexta? é livre mesmo? pense de novo.

em resumo, cada dia existe menos da nossa dita e tao querida liberdade
gosto de acreditar que vivemos, por mais do que realmente parece, pagar contas e seguir trabalhando.
gostaria de ser mais livre, poder me expressar mais, poder dizer mais...
mas infelizmente o que tenho agora é o que posso viver.

que busquemos pensar por nós mesmos e respeitar mais o próximo. seja ele adepto da escolha que quiser, assim como você e eu somos livres para isso não é.

Sobre bandas, o maluco beleza que sempre falou tanto sobre liberdade.


Nenhum comentário: