sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Politicamente falando, ou Filosoficamente? o Correto são os 2.

Hoje eu ia falar mais de política... Mas pensando bem muita gente fala do que acontece agora... Mas quem realmente entende os fundamentos da política antiga. Provavelmente eu sou o menos indicado pra falar disso (meus amigos partidários obviamente têm uma opinião bem melhor que a minha, Salve Led).
Mas o que eu gostaria de falar hoje é sobre alguns conceitos bem velhos que andei lendo. Citando
"Os males não cessarão para os humanos antes que a raça dos puros e autênticos filósofos chegue ao poder, ou antes, que os chefes das cidades, por uma divina graça, ponham-se a filosofar verdadeiramente", Acredito que isso seja profundamente verdadeiro, apesar de cada dia mais nos afastarmos do que seria um modelo político ideal para o Filosofo Platao (pra não dizer utópico).
Penso que o modelo político esta longe de ser o ideal, mas criticar tampouco ira resolver o problema, uma vez que nossa voz só faz eco em nossas próprias cabeças, (a melhor maneira de ter atenção é irritar alguém, e essa é uma idéia minha mesmo... Dona Maria Odete que o diga... In Memoriam a ex-diretora do Ana Rosa sofreu muito comigo... rs).
As pessoas sempre reclamam demais e caem muito fácil, mas o que isso resolve, há pouco tempo eu estava muito pra baixo, e a toa... Mas com o tempo aprendemos que algumas coisas não têm sentido o que não quer dizer que não posso ficar assim de novo.
Aprendemos também que a televisão, serve pra mostrar, a novela, o futebol, e as tragédias do jornal pra concluir que o mundo é realmente um lugar ruim, mas o que fizemos pra melhorá-lo pode parecer hipócrita dizer o que fizemos uma vez que também não fiz nada, ou talvez tenha feito, mas indiferentemente disso, em meu conceito religioso diz que todos devem queimar no inferno, pois se não somos responsáveis por tudo, somos cúmplices, a inércia bate a porta de todos, e ninguém, inclusive eu esta mudando isso, realmente eu me preocupo mais com o meu tricolor querido do que com o aquecimento global, ou guerra ou fim do mundo, ou qualquer outro problema, podem escolher... Platao tem sido um professor muito bom, mas estou muito longe de pensar politicamente como um ser tão brilhante quanto ele... Se acharem difícil reclamar, pensem melhor, pois na hora de VOTAR nossa mente se apaga pela política do pão e do circo.
Pra finalizar, cito mais uma do cara ferradamente fodastico.
"A politica poderia deixar de ser o jogo fortuito de ações motivadas por interesses nem sempre claros e frequentemente pouco dignos, para se transformar numa ação iluminada pela verdade e um gesto criador de harmonia, justiça e beleza."
é meio triste achar isso bem mais que utopico, mas se um dos maiores filosofos da humanidade podia pensar assim, humildemente tenho esperança.

Até a proxima.

3 comentários:

Pamela Barbosa disse...

E viva a Sociedade dos Poetas Mortos... num sei por que mas me veio todo o filme na mente..
Se sentir mal sem motivo.. será?
As veses acho que quando estou mal aparentemente sem motivo é pq alguma coisa de errado está martelando em minha consciencia.. mas há quem discorde..
Seu texto está ótimo.. quando vi o título pensei.. Puts.. que coisa chata.. mas li com naturidade.. sem cansaço... ótimo!

Beijos

Jessica disse...

Uauuu, você é uma pessoa muito intelectual!!
uaheuaheuhe
Já te falei para tentar ser professor particular!!
Só não pode esquecer d aminha comissão :D

Tá ótimo seu blog And, deveria escrever um livro! (Fato)
Beeijos

Júlia Vianna disse...

Se é utópico ou não, só saberemos se tentarmos ;)
Tudo parece muito distante da realidade e difícl quando ninguém toma atitude pra realizar. Cada um tem que fazer sua parte, né? E você já está fazendo bastante ao escrever sobre isso.
Quero ver mais das suas idéias miraculosas!
Beijos!